Verão

Caminho do Itupava terá centros de visitantes

10 jan 2007 às 12:30

O governador Roberto Requião autorizou nesta quarta-feira (10) a licitação, no valor de R$ 248 mil, para construção de Centro de Visitantes e Casa do Guarda no Parque de Prainhas, em Morretes. Os recursos são do Programa Pró-Atlântica, desenvolvido pelo Governo em parceria com o banco alemão KfW. O programa foi criado para proteção de 12 mil quilômetros de mata atlântica paranaense, um dos mais significativos remanescentes da vegetação no país. As obras devem iniciar em fevereiro. As informações são da Agência Estadual de Notícias.

O Centro de Visitantes de Prainhas poderá servir como ponto de partida ou de chegada para a travessia do Caminho do Itupava. Dezesseis dos 22 quilômetros de extensão que compõe a histórica trilha jesuíta do Caminho do Itupava foram restaurados pela primeira vez durante todo ano de 2006 pelo Programa Pró-Atlântica. Ao todo foram investidos R$ 900 mil na restauração do trecho que liga as localidades de Borda do Campo (Quatro Barras) e Porto de Cima (Morretes).


A visitação do Caminho foi retomada no último mês de outubro, oferecendo seis novas pontes e outras melhorias que facilitam o percurso. O Programa promoveu ainda a capacitação de condutores para auxiliar no percurso os freqüentadores do Caminho do Itupava.

O coordenador do Programa Pró-Atlântica, Paulo de Tarso Lara Pires, contou que na nova estrutura os visitantes encontrarão informações sobre a importância da conservação dos remanescentes de Floresta Atlântica (que está preservada em todo o Caminho de Itupava), além de oferecer apoio logístico, dicas e orientações para os visitantes que percorrem os 22 quilômetros de trilha.


Continue lendo