O ano letivo de 2024 terá início nesta segunda-feira (17) para mais de 12,6 mil estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina. Contando com 2,8 mil ingressantes por meio dos processos seletivos Vestibular e Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a comunidade universitária será acolhida pela administração com uma série de eventos e ações inseridas na Semana de Recepção (SER UEL) 2024.
As boas-vindas oficiais da reitora, Marta Favaro, serão nesta segunda em dois horários, 11h30 e 19h, na praça do Restaurante Universitário (RU), no Campus Universitário.
As informações referentes às ações programadas pelos colegiados dos cursos já estão disponíveis e reunidas no portal SER UEL. Nos dois primeiros dias da Semana de Recepção, estão programadas atividades nos cursos de Graduação.
Em 2023, a recepção aos três mil ingressantes aconteceu em agosto. Durante a semana, veteranos dos cursos realizaram atividades de acolhimento.
No endereço eletrônico, os candidatos aprovados irão encontrar as orientações para a primeira e mais importante tarefa enquanto ingressantes: a confirmação das suas matrículas. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os ingressantes realizem a confirmação impreterivelmente até o dia 21 de junho, indicando que desejam se tornar alunos da UEL. Caso contrário, estarão desistindo das vagas. O procedimento deve ser realizado no Portal do Estudante de Graduação.
Para apoiar os estudantes, a Prograd vai disponibilizar um computador entre os dias 17 e 20 de junho, até às 20h, e no dia 21 de junho, até às 17h.
#EuRespeito
A reitora da UEL, Marta Favaro, convida os ingressantes a conhecerem todos os serviços, espaços e possibilidades, por meio de centenas de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de laboratórios, bibliotecas e órgãos suplementares e de apoio.
Em uma mensagem preparada especialmente aos novos alunos e alunas, a reitora também os convida a vestirem a camisa da campanha “Antesdetudo#EuRespeito”, pautada pelos valores da urbanidade, respeito às diferenças e de combate ao racismo, homofobia e assédio sexual na Universidade.
No vídeo, Marta Favaro reforça que toda a comunidade universitária da UEL, dos estudantes aos servidores e professores, está amparada por espaços de recebimento de denúncias, como a Ouvidoria Geral, e de mediação e resolução de conflitos, como a PJU (Procuradoria Jurídica Universitária) e o NIC (Núcleo de Integridade e Compliance), ligado ao Gabinete da Reitoria.
Também é função dos coordenadores e vice-coordenadores de colegiados atuarem no apoio aos estudantes, assim como chefes de departamentos e equipes das diretorias dos centros de estudos.
O objetivo da administração é colocar a estrutura da UEL à disposição de todos, atuando também na orientação e prevenção dos episódios violentos em festas e eventos de recepção. Para isso, uma série de palestras foi realizada com alunos concluintes dos primeiros anos da graduação no segundo período letivo de 2023 e que serão os responsáveis por receber os ingressantes a partir desta semana.
Leia mais sobre a programação da recepção aos calouros na Folha de Londrina: