BondeNews

Secretaria da Fazenda e Detran-PR orientam para o uso dos aplicativos oficiais para pagamento do IPVA

22 jan 2024 às 16:50
O Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) juntamente com a Secretaria da Fazenda reforçam o alerta aos contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), e infoma que além da opção pelo site oficial do IPVA e do Portal de Pagamentos de Tributos, com final pr.gov.br, os aplicativos Detran Inteligente e Serviços Rápidos da Receita Estadual oferecem uma maneira segura de realizar os pagamentos. Os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.


No aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual é necessário fazer a autenticação do usuário com o mesmo cadastro do programa Nota Paraná para ter acesso aos pagamentos. É possível gerar as guias de pagamento (com código PIX, código de barras ou guia em arquivo PDF), parcelar em 5 vezes sem juros ou em 12 vezes, com juros, por meio do cartão de crédito.


Já no Detran Inteligente, existe uma opção chamada "Débitos IPVA" na capa. Após inserir o número do Renavam, o usuário é direcionado para a escolha do pagamento do IPVA em cota única ou no parcelamento de até cinco vezes.


Dicas


Alguns sites fraudulentos criados com domínios enganosos direcionam os usuários para um suposto sistema de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.


Para proteger os contribuintes contra essas ameaças, a Secretaria da Fazenda também aconselha a verificação cuidadosa dos endereços eletrônicos utilizados para realizar transações online ou pesquisar notícias sobre o IPVA.


- Evite clicar em anúncios que indiquem "patrocinado", pois podem redirecionar para sites não oficiais.


- Verifique se o endereço eletrônico do site do IPVA possui o domínio final "pr.gov.br".


- Os órgãos públicos não enviam e-mail, SMS ou WhatsApp oferecendo descontos para pagamento de impostos.


Guias de pagamento


As guias de pagamento do IPVA não são mais enviadas pelos correios. A emissão deve ser realizada por meio de canais oficiais.


LEIA TAMBÉM:


Continue lendo