Com a chegada do inverno e diminuição das chuvas, a atenção da população com os quintais e focos do mosquito da dengue tende a diminuir. No entanto, esse cuidado tem que ser tomado o tempo todo.
A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé divulgou o 4º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) nesta semana, que inclui dados levantados entre os dias 3 e 8 de julho.
Apesar do índice predial geral em Cambé ter baixado para 0,23%, sem risco de surto geral, alguns bairros ainda geram preocupação.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Conforme o LIRAa, quatro bairros apresentaram índice predial acima de 2%, o que significa risco para possível surto de dengue. São eles: Morada do Sol (4,65%), Vila Brasil (4,08%), Tupi (2,56%) e Centro I (2,22%).
Além deles, a região da Chácara Santa Maria registrou índice próximo (1,78%), e também ficou sob alerta da Secretaria de Saúde. Esses números representam a porcentagem de imóveis com criadouros ativos do mosquito da dengue a cada 100 residências.
Já o índice predial geral está em 0,23%. Ou seja, dos 3.178 imóveis vistoriados, 12 registravam criadouros ativos do mosquito da dengue. A Secretaria de Saúde ainda identificou que a maioria dos focos seguem em vasos de plantas e material reciclável como potes expostos nos quintais.
A coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Nelci Mariano, fez um alerta para todos os cambeenses, e explicou porque devemos ficar atentos mesmo no inverno.
“Nesse período, de frio e poucas chuvas, o ciclo do mosquito, desde o ovo até quando se torna adulto, é mais lento devido a temperatura da água. Se no verão esse ciclo é de 5 a 7 dias, no inverno ele pode chegar a dez dias ou mais para eclodir. Então, temos que ficar atentos com o nosso quintal, continuar sendo vigilante e ter em mente esses prazos. Se todos tirarmos 10 minutinhos por semana para olhar nossa casa, quando o verão começar estaremos em uma situação mais tranquila”, salientou.
MUTIRÕES DE LIMPEZA
E para ajudar a diminuir os índices dos bairros em risco, a Secretaria de Saúde informou que irá realizar mutirões de limpeza nas regiões mais críticas.
De acordo com a coordenadora, no dia 22 o mutirão será feito nos bairros atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde do Centro e Cambé II; e no dia 29 nos bairros atendidos pelas UBS do Cambé IV e Ana Rosa.
(Com informações da Prefeitura de Cambé)