O prefeito de Apucarana (Centro-Norte), Júnior da Femac, autorizou nesta segunda-feira (16) o início do processo licitatório para obras de ampliação estrutural do Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal).
Levantamento preliminar aponta que serão necessários cerca de R$ 60 mil (em recursos municipais) para viabilizar as melhorias, como construção de mais quatro baias de pós-operatório e uma ampla área de circulação direcionada a prática de atividades físicas dos animais.
“Com estas obras, passaremos das atuais duas para seis baias de pós-operatório, sanando uma necessidade que se tornou ainda mais urgente a partir da ampliação do programa de esterilização”, disse o coordenador do Cemsa, o médico-veterinário João Pedro Correa.
Leia mais:
Um terço dos professores de ensino médio dá aula em mais de uma escola
Prefeitura publica edital de concessão da Rodoviária de Londrina
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Mutirão de aparelhos auditivos em Londrina entrega 343 próteses até o fim de novembro
Segundo o especialista, o espaço para atividades físicas também vai somar às ações realizadas pelas equipes.
“Será um diferencial na promoção do bem-estar. Uma ampla área, que será estruturada atrás das baias de alojamento, onde iremos promover – de forma revezada – atividades com todos os animais”, explicou Correa.
O projeto de ampliação foi elaborado pela Superintendência de Obras da Autarquia Municipal de Saúde.
MAIS VIDA ANIMAL
O prefeito Junior da Femac lembra que em 2021 o antigo canil municipal foi transformado em Centro Municipal de Saúde Anima e, juntamente, foi implantado o Programa Mais Vida Animal.
“O programa proporciona de forma gratuita um atendimento amplo de promoção da saúde animal, sobretudo no resgate e atendimento médico-veterinário a vítimas de atropelamento, violência ou abandono. Além disto, presta auxílio aos protetores independentes, garantindo repasse mensal de ração proporcional à quantidade de animais tutelados”, assinala.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: