A visita do presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, ao Brasil tem como objetivo principal alavancar o intercâmbio comercial entre os dois países.
Na comitiva do presidente venezuelano se encontram também, além da maioria de seu ministério, muitos empresários empenhados em firmar parcerias com congêneres brasileiras. Um primeiro contato já foi estabelecido, por uma missão comercial do Itamaraty realizada no final de março passado àquele país.
Chávez também veio ao Brasil inaugurar os bustos de Simon Bolívar e do pernambucano Abreu e Lima, que lutou ao lado do Libertador das Américas na independência da Venezuelana.
A missão, que levou 117 empresários brasileiros interessados em investir na economia venezuelana, se incumbiu principalmente em viabilizar a retomada das operações orçadas no Convênio de Crédito Recíproco (CCR), que estavam suspensas pelo Banco Central da Venezuela.
A intensificação do fluxo de capital entre os dois países, proporcionado pela participação de empresas brasileiras em vários setores da economia venezuelana, irá colaborar com a proposta de interiorização do desenvolvimento do país –uma das bandeiras do governo Chávez, afirmou uma fonte do Itamaraty.