O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça (MDB), assume interinamente o comando do Executivo nesta segunda-feira (12) . O prefeito Marcelo Belinati (PP) pediu licença por motivos particulares por uma semana. Segundo o Núcleo de Comunicação da Prefeitura, o prefeito retomará o cargo a tempo de acompanhar a votação na Câmara Municipal do projeto de iniciativa popular que pede a revogação da revisão da Planta Genérica de Valores, que acarretou no aumento do IPTU para a maioria da população. Esse PL deve ser votado em primeira discussão no dia 20.
A matéria teve parecer favorável à tramitação pela procuradoria jurídica do Legislativo, mesmo com manifestações contrárias do Executivo. A iniciativa foi elaborada por movimentos populares e contou com cerca de 30 mil assinaturas de eleitores. O projeto de iniciativa popular já entrou na pauta de discussões da sessão de quinta-feira (8), mas foi retirado por duas sessões a pedido de Felipe Prochet (PSD), responsável pela matéria no Legislativo. Como dia 15 é feriado, o texto será levado a plenário dia 20.
A suspensão por duas sessões se deu, segundo o vereador, para garantir apoio ao texto. Prochet citou, por exemplo, a ausência de Filipe Barros (PSL), que estava em viagem à Brasilia, e é cotado como um dos voto favoráveis, já que foi contra a revisão da PGV que provocou os aumentos.