Foi protocolado na Câmara Municipal, durante a sessão desta terça-feira (18), projeto que cassa o título de utilidade pública do Centro Integrado e Apoio Profissional (CIAP). A matéria é de autoria dos vereadores Joel Garcia (PDT) e José Roque Neto (PTB). Sem a título, a entidade não poderia mais prestar serviço para o município.
O CIAP é investigado por desvio de verba da União. Operação da Polícia Federal terminou com a prisão de doze pessoas ligadas à oscip. Todos são acusados pelo desvio de pelo menos R$ 30 milhões de programas federais. Em Londrina, o CIAP é responsável pelos atendimentos do Programa Saúde da Família (PSF), Samu, Policlínica e Agentes de Endemias. São R$ 50 milhões em contrato e 1,177 funcionários.
O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, criticou a proposta. Caso aprovado, ele pedirá ao prefeito que vete o projeto. "Eu volto a reafirmar que não temos condições de romper esse contrato unilateralmente com a oscip, até porque a nossa preocupação é com a continuidade com a prestação do serviço. Se essa decisão for tomada pela Câmara, nós vamos ter que repensar. Se eu for fazer a análise em termos de continuidade de serviço e do atendimento a população, eu sugereria ao prefeito que vetasse o projeto", disse (com rádio CBN Londrina).