As peculiaridades da língua portuguesa podem atrapalhar o turismo em Foz do Iguaçu, cidade procurada por turistas de todos os continentes que querem conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu. Foi com essa idéia central que o vereador Djalma Pastorello (PSDB) propôs um projeto de lei com o objetivo de mudar a grafia do nome da cidade de Foz do Iguaçu para Foz do Iguassu.
A discussão sobre uma eventual mudança mobilizou os vereadores e a sociedade organizada na cidade, que ontem discutiu a proposta por cerca de duas horas, durante audiência pública. O projeto deve ir a plenário em outubro. Por enquanto, as opiniões se dividem.
O vereador explica que muitas línguas não usam o ''ç'', como o alemão, por exemplo. ''Os turistas vão procurar Foz do Iguaçu na Internet e não encontram'', explicou. Além disso, retomar a grafia com ''ss'' é um resgate histórico, continua o autor do projeto, citando um dos incovenientes.
Participaram da audiência pública vereadores, representantes da Prefeitura de Foz, professores, jornalistas, escritores, representantes do setor turístico, empresários e famílias pioneiras na região.
>> Mais detalhes na Folha de Londrina desta quarta-feira - Política.