O vereador Jairo Tamura não é mais presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Londrina. Ele deixou o cargo, na sexta-feira (2), após se reunir com representantes do diretório estadual da legenda. O parlamentar foi substituído por Hélio Lourenço.
Tamura se abdicou da função para continuar líder do prefeito Barbosa Neto (PDT) na Câmara Municipal de Londrina. Na última semana, houve a informação de que ele poderia deixar de representar Barbosa no Legislativo. No entendimento do vereador, o acúmulo de cargos poderia gerar conflito de interesses e atrapalhar o partido na formação de coligações para as eleições de outubro. "Por isso preferi deixar a presidência de modo temporário", completou.
O vereador foi destituído pelo presidente do partido no Paraná, Severino Araújo. "Ele escolheu a liderança do prefeito e, por isso, perdeu o cargo", argumentou o novo presidente da legenda no município, Hélio Lourenço.
Tamura alegou que pode voltar à presidência do PSB londrinense em junho, quando os filiados da legenda na cidade se reúnem em uma convenção municipal. Após o encontro, Tamura contou que vai analisar se retorna ao cargo e deixa a liderança de Barbosa no Legislativo. "Tudo vai depender da convenção e da formação das coligações. Se o PSB apoiar o PDT do prefeito nas eleições, não terei nenhum problema de continuar com o cargo na Casa", explicou. Jairo Tamura é o quinto líder do Executivo na Câmara.
Por outro lado, o novo presidente do PSB em Londrina desmentiu a informação da convenção e garantiu que ficará no cargo até o final do ano. "É uma decisão da Executiva Estadual. Se o vereador quiser o cargo de volta, vai ter que concorrer depois das eleições de outubro", destacou Hélio Lourenço.
(Atualizado às 19h48)