Após reunião no último sábado (6), o Diretório Municipal do PSDB de Londrina escreveu carta aberta aos eleitores, dirigentes partidários e políticos eleitos. O partido elogia os candidatos tucanos e agradece aos eleitores londrinenses, que deram vitória a candidatos do PSDB como o governador eleito Beto Richa, que obteve 72% dos votos na cidade, ao candidato derrotado à presidência da República, José Serra, e ao candidato a senador derrotado Gustavo Fruet.
"A nós, militantes e dirigentes partidários, cumpre exercer o apoio e a avaliação solidária permanente ao governador Beto Richa e exercer a vigilância e o combate destemido ao governo federal. Isso, com o mesmo senso de responsabilidade que temos em Londrina com relação ao governo municipal, diz trecho da carta aberta.
O partido também aponta as diretrizes dos deputados e senadores tucanos. "No cenário nacional, apoiar a luta da bancada federal do PSDB pela Reforma Política, com a adoção do voto distrital e do presidencialismo participativo".
Os dirigentes do PSDB também aproveitaram o documento para convidar filiados e simpatizantes para participara das Convenções Municipais marcadas, em março do ano que vem. "Em Londrina realizaremos, dias antes da Convenção, o nosso 2º Congresso Municipal, que pautará inclusive a definição das nossas candidaturas para as eleições municipais de 2012".
Leia a íntegra da carta aberta:
Os compromissos do PSDB com o futuro
Terminaram as eleições. A Política continua. Parabéns aos eleitos. Aos candidatos que não tiveram sucesso nas urnas, nossa solidariedade e nosso agradecimento pela participação e desprendimento. Vocês lutaram e foram bravos. Saíram maiores do que entraram. O exemplo do companheiro Gustavo Fruet simboliza bem esse entendimento.
Sobretudo, parabéns ao povo de Londrina! Comportamento digno, participativo, independente. Não se submete a imposições e nem aceita cabrestos. Vota consciente. Nessas eleições escolheu Beto Richa para o Governo do Paraná, conferindo-lhe 190.000 votos (72%), ainda no primeiro turno e escolheu José Serra para a Presidência, conferindo-lhe 203.000 votos (75%) no segundo turno.
Agora, ao trabalho! Confiamos que os eleitos irão enfrentar com competência o desafio de montar suas equipes e cumprir com os compromissos de campanha. A nós, militantes e dirigentes partidários, cumpre exercer o apoio e a avaliação solidária permanente ao governador Beto Richa e exercer a vigilância e o combate destemido ao governo federal. Isso, com o mesmo senso de responsabilidade que temos em Londrina com relação ao governo municipal.
Nosso compromisso é, como fazemos há cinco anos em Londrina, manter a coerência com o ideário social-democrata e o programa do PSDB; prosseguir com o plano de fortalecimento das bases partidárias no município, ampliando sem preconceitos e com critérios transparentes as nossas filiações; dar seguimento, por meio das atividades da seção José Richa, instância local do Instituto Teotônio Vilela, à formação política dos nossos filiados e simpatizantes e preservar a democracia interna, respeitando plenamente a liberdade de opinião. No cenário nacional, apoiar a luta da bancada federal do PSDB pela Reforma Política, com a adoção do voto distrital e do presidencialismo participativo.
Mantemos o compromisso de estudar e discutir os problemas da nossa Londrina, do Paraná e do Brasil; criticar e apresentar propostas aos governantes. A cidade é testemunha que nosso jeito de fazer política é com base em projetos de governo e não em meros projetos de poder. Continuaremos motivando todos a participar da Política e da vida partidária.
Dos nossos dirigentes partidários vamos cobrar mais coerência e mais firmeza. Não queremos mais acompanhar as vacilações e o abandono das bandeiras e das conquistas da socialdemocracia, por mais que algumas sejam distorcidas e manipuladas por adversários. O Governo FHC deixou heranças benditas e é inadmissível que líderes partidários titubeiem quando mentiras são assacadas contra nós.
Queremos mais descentralização nas decisões internas. Propomos que as Convenções Municipais marcadas para dia 20 de março do próximo ano sejam antecedidas de Congressos Municipais, seguidas por Congressos Estaduais e Nacional, abrindo espaços para a participação de todos os militantes e não só dos membros dos diretórios.
Em Londrina realizaremos, dias antes da Convenção, o nosso 2º Congresso Municipal, que pautará inclusive a definição das nossas candidaturas para as eleições municipais de 2012. Vamos democratizar mais ainda o processo interno de escolha dos nossos candidatos! Vamos atualizar e melhorar o nosso "Projeto para Londrina do Futuro"!
Londrina, 06 de novembro de 2011.
Diretório Municipal do PSDB