Os médicos recomendam que pelo menos até os seis meses de idade o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno. Mas muitas mulheres têm dificuldade de manter a amamentação exclusiva porque o período de licença-maternidade no Brasil dura 4 meses. A discussão sobre a ampliação da licença maternidade no país ganhou corpo depois que o Senado aprovou um projeto de lei que aumenta a licença para seis meses.
A licença, porém, vale apenas para as trabalhadoras das empresas que aderirem a um programa que oferece descontos em imposto ao empregador. Portanto, a lei não vai obrigar as empresas a oferecerem uma licença maior.
O projeto de lei agora está na Câmara para análise dos deputados. O programa Mulheres no Parlamento desta semana vai debater a ampliação da licença-maternidade e outros benefícios e direitos que ainda fazem parte da luta das mulheres por mais igualdade e melhores condições de vida. O debate é com as deputadas Rita Camata (PMDB-ES), que faz parte da Comissão de Seguridade Social e Família, e Gorete Pereira (PR -CE), da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
* Para assistir pela Internet, acesse o site www.tv.camara.gov.br.