Política

Termina hoje prazo para pedido de desincompatibilização

05 abr 2002 às 08:42

Termina hoje o prazo para que ocupantes do alto escalão dos poderes Executivo e Judiciário peçam o afastamento do cargo para disputar as eleições de outubro. Além de governadores e prefeitos, os secretários municipais e estaduais também devem pedir sua desincompatibilização até a meia-noite.

No Paraná, a maioria dos secretários estaduais que pretendem disputar o pleito já se afastou do cargo no dia 11 de janeiro, atendendo a um pedido do governador Jaime Lerner (PFL). As exceções são o secretário do Desenvolvimento Urbano, Lubomir Ficinski, que deixou a pasta apenas ontem, e o secretário de Segurança Pública, José Tavares. Ele pretende deixar o cargo apenas se Lerner também pedir sua desincompatibilização. ‘Assumi o compromisso pessoal de permanecer ao lado do governador enquanto ele estiver no cargo’, afirmou Tavares.


As chances de Lerner deixar o Palácio Iguaçu são poucas, apesar do suspense que o governador tem feito sobre sua decisão. Ele foi convidado na segunda-feira pelo presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen, para disputar uma vaga ao Senado, mas em declarações anteriores já havia deixado claro que não tem intenção de disputar um cargo no Legislativo.

»Leia mais na Folha de Londrina desta sexta-feira.


Continue lendo