Política

STF decidirá futuro de Andrade Vianna

04 ago 2001 às 14:18
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso deve analisar nos próximos 60 dias, o processo contra o advogado criminalista Antônio Carlos de Andrade Vianna, e sua esposa Silvana Aparecida Pedroso, condenado pelo Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo por extorsão mediante sequestro.

O tribunal paulista sequer quis apreciar a defesa, por considerar plenamente satisfatória toda a argumentação da tese de acusação. A estância anterior ao STF, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), se julgou incompetente para analisar a matéria. O crime é inafiançável e só prescreve em 2007.

Se Velloso, ex-presidente do STF, a mais alta corte de Justiça do País, indeferir o recurso extraordinário impetrado pelo advogado de Vianna, Vandercir José dos Santos, o criminalista e a mulher devem cumprir uma pena de seis anos de prisão. Caso opte pelo deferimento em seu relatório, o ministro leva o caso a plenário. Uma terceira possibilidade seria a desqualificação do recurso por não ser de alçada da suprema corte.

Leia mais em reportagem de Lúcio Flávio Moura, na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste domingo

Continue lendo