A cidade com 11,5 mil eleitores, tem sua economia baseada na agricultura, principalmente nos cultivos de soja, trigo e milho, que acumulam cerca de 60% da economia local. As indústrias e o comércio representam os outros 40%.
A cidade foi administrada nos últimos oito anos por Reinaldo Ramos Reis (PSDB) e agora duas coligações disputam o cargo nas eleições de outubro. Moradores ouvidos pela Folha se declararam pouco otimistas com os políticos e reclamaram da falta de emprego e da precariedade do setor de saúde no município.
A coligação ''Sertanópolis em boas mãos'' uniu os partidos PFL, PT, PSDB, PSL e PP. O atual vice-prefeito, Aleocideo Balsanelo, 57 anos, é o candidato a prefeito e tem Antônio Carlos Zanin (PT) como vice.
O médico Luiz Oporto, 56 anos, é o candidato a prefeito da coligação ''Sertanópolis, novos rumos'' (PMDB, PPS, PTB, PL e PDT), que tem Ezequiel Baldon (PMDB) como vice. Boliviano nacionalizado brasileiro, Dr. Luiz trabalha como médico em Sertanópolis há 27 anos e é vereador.
Leia a matéria completa na edição desta terça da Folha de Londrina