O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), durante a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, requereu a inclusão, na pauta de votação do colegiado, do Projeto de Resolução nº 79/2012, que solicita autorização para contratação de operação de crédito externo, entre o Estado do Paraná e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O empréstimo, no valor de até US$ 350 milhões, se destina a financiar, parcialmente, o Projeto ultissetorial para o Desenvolvimento do Estado.
O projeto teve sua votação postergada no final do ano passado, o que levou o senador Alvaro Dias a afirmar, na sessão da CAE, que o Paraná pode estar sendo alvo de discriminação política no Senado.
"Não conheço algum projeto de autorização para contratação de empréstimo a estados que tenha sido rejeitado nos últimos anos. Podemos vir a discutir no Congresso se esta política é correta para o País, se esse festival de empréstimos não aumenta o endividamento dos estados, mas não há qualquer razão que justifique o atraso na deliberação para o empréstimo ao Paraná", argumentou o senador tucano.
Diante do impasse em torno de requerimento de informações apresentado pelo senador Requião (PMDB-PR), Alvaro Dias defendeu que, para evitar prejuízos ainda maiores ao Paraná, fosse aprovada a operação de empréstimo, e que representantes do governo paranaense se encarregassem de encaminhar respostas a todas as questões formuladas por Requião.
"Assim atendemos o senador e não comprometemos o interesse do Paraná em agilizar a aprovação do empréstimo", disse o senador tucano.
O projeto foi aprovado na CAE, assim como pedido de urgência do senador Alvaro Dias para que o projeto seja apreciado com urgência no Plenário.