Política

Secretária 'pede' exoneração do cargo

19 nov 2010 às 19:06

A Secretária Estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde, pediu exoneração do cargo na tarde desta sexta-feira (19). Problemas no setor, como o possível atraso no pagamento de salários e falta de profissionais em substituição aos afastados por problemas de saúde, desagradaram Arco-Verde.

Em carta aberta, Arco-Verde justificou o desligamento por 'razões de ordem pessoal'. O governador Orlando Pessuti (PMDB) ainda não nomeou outra pessoa no lugar.


Confira abaixo a carta aberta divulgada por Yvelise Arco-Verde:


Carta da Secretária de Estado da Educação do Paraná
A saída seria inevitável. Só foi um pouco antecipada.


Por razões de ordem pessoal, pedi, hoje, ao Governador do Estado, meu desligamento do cargo de Secretária de Estado da Educação. Saio com a consciência tranquila de um longo e profícuo trabalho cumprido. Orgulho-me de ter o Estado do Paraná como referência nacional na área da Educação. Isso não aconteceu por acaso. Foram muitas mãos, muitas inteligências e muita crença que fizeram a grande revolução da nossa escola pública.


A Educação é a área mais relevante do exercício da cidadania. Não é só compromisso político e social. É um objetivo precípuo e intrínseco de qualquer governo. A Educação Básica, por sua vez, é o lócus dessa luta, especialmente onde a história aponta um descaso de investimentos na formação e escolaridade da população. Foi essa crença que nos desafiou.


O significado simbólico desse desafio traz a memória das lutas políticas que marcaram a defesa da Educação de qualidade, foco legítimo e presente entre todos os educadores até os dias de hoje e, certamente, ao longo de um futuro que se aproxima sempre.


É, portanto, uma área pela qual é fácil se apaixonar.


Essa paixão é grandemente intensificada quando estamos juntos na luta e, coletivamente, conhecemos de perto e nos contaminamos por sua mística, quando somos sensibilizados pela impressionante devoção que anima os profissionais da educação que nela trabalham.


Assim eu cheguei e assim eu saio, pois aprendi com Guimarães Rosa:


"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem".


Obrigada a cada um de vocês que me permitiram fazer parte dessa história da Educação Paranaense. Com o mesmo carinho de sempre, despeço-me com um até breve, em outros espaços educacionais.



Curitiba, 19 de novembro de 2010.

Profa. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde


Continue lendo