A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou nota oficial para rebater as críticas do deputado Neivo Beraldin (PSDB), que solicitou a instalação de uma comissão especial na Assembléia Legislativa para investigar contratos entre a estatal e empresas terceirizadas.
De acordo com o deputado tucano, irregularidades entre as empresas contratadas para obras da empresa em Piraquara (na Região Metropolitana de Curitiba) justificam a investigação por parte do Legislativo. Beraldin disse que a mesa executiva da Assembléia se mostrou favorável à proposta e pretende instalar a comissão na próxima semana.
A Sanepar alega que as obras em Piraquara foram contratadas por meio de concorrência pública, cujas contas foram aprovadas pelo órgão internacional que financia o programa de saneamento. Na nota oficial, a empresa também esclarece que os editais de concorrência deste tipo prevêem a possibilidade da participação da empresa contratada e de terceiros.
"Tanto no caso da subcontratação, quanto no da terceirização, existe uma gama de atividades que são indelegáveis, portanto, de responsabilidade exclusiva da contratada, e outras que, ou não são do interesse das subcontratadas, ou por acordo das partes, não são objeto da terceirização/subcontratação. Desta forma não há como a Sanepar determinar qualquer tipo de ingerência na relação comercial entre a contratada e suas terceirizadas/subcontratadas", explica a nota.