O deputado federal do Paraná Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha (PT), diz estar convencido de que um bombardeio americano ao Iraque seria ''desnecessário e injusto'', e que existem chances do conflito na região ser resolvido diplomaticamente. Dr. Rosinha integrou uma comitiva de quatro parlamentares brasileiros que permaneceu no Iraque durante quatro dias na semana passada.
Os parlamentares pretendem elaborar um documento contrário à guerra para ser apreciado no Congresso e levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à embaixada norte-americana no Brasil. ''Também queremos estimular o Brasil a aumentar suas relações comerciais com o Iraque. Praticamente todos os automóveis usados no país foram produzidos no Brasil, mas essas exportações despencaram nos últimos anos'', afirmou o deputado petista.
Segundo dados da Embaixada do Brasil na Jordânia, repassados ontem por Dr. Rosinha, o Brasil exportou no ano passado US$ 65,5 milhões ao Iraque. ''Esse mercado já foi de US$ 4 bilhões, com o Brasil exportando veículos e açúcar e importando combustível'', lembrou.