Política

Richa pede que secretariado faça redução de gastos

05 mar 2013 às 18:31

O governador Beto Richa, em reunião realizada nesta terça-feira (5) com toda a equipe do secretariado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, fez um balanço da gestão e pediu esforço de todos os presentes para redução de gastos do governo. A reunião foi realizada no Gabinete de Gestão e Informação (GGI).

Richa fez um balanço positivo dos dois primeiros anos de governo e classificou os anos de 2011 e 2012 como "satisfatórios", segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN). Ele também se disse otimista com os próximos anos, pois, apesar da crise financeira, o estado teria realizado até agora importantes trabalhos em áreas como saúde, educação e segurança.


Richa também pediu austeridade à equipe e a redução dos gastos com custeio (telefone, diárias, energia elétrica, combustível, entre outras). "Conto com a ajuda de todos para dar mais agilidade aos investimentos e melhorarmos nossas receitas", afirmou o governador.


O chefe do executivo afirmou que o Estado carece de transferências do governo federal, o que comprometeria o orçamento do Paraná. "Tivemos uma queda vertiginosa nas receitas vindas da União, que chega a R$ 1 bilhão. A União tem cada vez mais concentrado receitas e distribuindo atribuições", critica.

Além da queda no repasse de verbas federais, Richa disse que os juros dos empréstimos contraídos com o governo federal penalizam o Paraná e os demais estados brasileiros. "O governo federal tem sido agiota dos estados brasileiros, cobrando altíssimas taxas de juros que compromete as contas dos estados", disse.


Continue lendo