O governador Beto Richa garantiu nesta quarta-feira (12), em Curitiba, o apoio do Governo do Estado para os estudos de viabilidade econômica do Arco Norte. Trata-se de um plano estratégico de desenvolvimento econômico da região Norte do Paraná a partir da construção de um aeroporto internacional de cargas no distrito de São Luiz, em Londrina.
"O governo buscará, com a participação das secretarias estaduais, mecanismos para concretizar este projeto", afirmou o governador. Richa destacou que o Arco Norte impulsionará o desenvolvimento da região, por meio de parceria entre os setores público e privado. "Mais uma vez o governo se mostra parceiro de iniciativas responsáveis, resgatando uma dívida histórica do Estado com o Norte do Paraná", disse.
A iniciativa é encampada, além de Londrina, por mais sete municípios do Norte (Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Assaí, Jataizinho e Ibiporã). Os oito prefeitos criaram o Consórcio Intermunicipal Arco Norte, que é mantido com recursos dos próprios municípios e poderá firmar convênios com a iniciativa privada.
"É muito importante o apoio institucional do Governo do Estado para concluir o plano de viabilidade econômica, pois o projeto contribuirá para desenvolver diversos setores da economia do interior", afirmou o presidente da Associação Comercial de Londrina (Acil), Flávio Balan. A articulação do projeto é realizada por uma Sociedade de Propósito Específico composta pela Associação Comercial de Londrina (Acil) e pela Sociedade Rural do Paraná (SRP).
Acompanharam a reunião no Palácio das Araucárias o chefe da Casa Civil, Luis Eduardo Sebastiani; o secretário de Estado da Infraestrtura e Logística, José Richa Filho; o presidente do Sinduscon Londrina, Gerson Guarienti Júnior; o vice-presidente do Sinduscon Londrina, Osmar Ceolin Alves; e o secretário da Região Metropolitana de Londrina, Victor Hugo Dantas