O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), não compareceu à cerimônia de abertura da 55ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, na tarde desta quinta-feira (9), no Parque de Exposições Ney Braga.
A justificativa oficial é de que ele foi a São Paulo participar da missa de 7º dia de Thomaz Alckmin, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também do PSDB. A cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (8) na capital paulista e contou com diversas lideranças tucanas, entre elas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador paulista José Serra.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), explicou a ausência de Richa e garantiu que o governador estará presente ao evento na próxima semana, provavelmente na terça-feira (14).
Desde que assumiu o estado em 2011, esta é a primeira vez que Richa não vem para a abertura da feira agropecuária em Londrina. A ausência coincide com uma série de investigações feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) que envolvem servidores da Receita Estadual e pessoas próximas ao governador, como o inspetor-geral da Receita, Marcio Albuquerque de Lima, e o empresário Luiz Abi Antoun, primo de Richa.