O governador Roberto Requião (PMDB) reúne-se hoje pela manhã com arquitetos, urbanistas e secretários de Estado para discutir projetos de desenvolvimento urbano no Paraná. O encontro, convocado por Requião, será no Palácio Iguaçu.
Os subordinados já afinaram o dircurso de combate à miséria. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, diz que o governador pretende investir na infra-estrutura das cidades ''dentro de uma política de resgate da cidadania e voltada à população menos favorecida''.
A meta é elaborar um plano de desenvolvimento com diretrizes para geração de emprego e renda. Os desafios serão minimizar o déficit habitacional, melhorar a circulação viária das cidades, combater os problemas de abastecimento e coleta de esgoto em todo Estado, entre outros. O Litoral deve ter projetos específicos.
Por enquanto, o planejamento das ações do governo, em qualquer área, tem sido cauteloso. Isso porque o governador e seu secretariado ainda não têm um diagnóstico preciso da situação das pastas e dos projetos tocados pela gestão do antecessor, o ex-governador Jaime Lerner (PFL). O levantamento completo da situação de cada secretaria, previsto para terminar até ontem, só deve estar pronto no final do mês.