O candidato republicano à presidência dos EUA, George W. Bush, foi vitorioso na votação da pequena cidade de Dixville Notch, no Estado de New Hampshire. A cidadezinha tradicionalmente é a primeira a contar os votos nos Estados Unidos, inciando sempre à zero hora do dia da eleição. Bush teve 21 votos contra cinco dados ao candidato democrata Al Gore.
As eleições americanas não são diretas e o presidente é escolhido por um colégio eleitoral formado por 538 membros. eles são representantes de 50 estados americanos, além do Distrito de Columbia. Cada Estado tem representantes no número proporcional à participação no congresso americano. O candidato, quando é mais votado em um Estado, fica com todos os votos deste mesmo Estado dentro do Colégio Eleitoral.
Além da presidência americana, as eleições também irão escolher os futuros ocupantes das 435 cadeiras na Câmara de Representantes e a terça parte das vagas para o Senado. Os republicanos são maioria nestes parlamentos desde 1994.
O candidato democrata à presidência dos EUA, Al Gore, votou na cidade onde passou a infância, Carthage, no Tennesse, e depois seguiu para Nashville para saber se ele será o próximo presidente dos EUA.
Horas antes do início das eleições, o candidato encerrou sua campanha eleitoral na Flórida, Estado-chave na disputa apertadíssima que trava com o republicano George W. Bush. Já Bush votou no Texas, Estado onde é governador.
O presidente norte-americano, Bill Clinton, sua mulher, Hillary -candidata a uma cadeira no Senado por Nova York-, e a filha do casal, Chelsea, votaram nesta terça-feira perto de sua nova residência em Chappaqua (zona norte de Nova York).
Pouco antes das 7h30 locais, a primeira dama, o presidente e Chelsea depositaram seus respectivos votos em uma urna na seção eleitoral instalada na escola Douglas Grafflin, no subúrbio residencial a 60 km de Nova York.
A votação fechará às 21h locais no Estado de Nova York. As últimas pesquisas dão a Hillary uma cômoda vantagem em relação a seu adversário republicano Rick Lazio.
A última pesquisa de intenção de votos para a eleição presidencial dos EUA realizada pela Reuters/MSNBC revelou um novo empate técnico entre os candidatos, tanto nacionalmente quanto nos Estados que devem decidir a corrida.
O democrata Al Gore mantinha uma pequena vantagem de dois pontos percentuais sobre o republicano George W. Bush na pesquisa realizada com cerca de 1.200 potenciais eleitores. Houve entrevistas com eleitores até a noite de segunda-feira.