Reportagem publicada nesta terça-feira (20) pelo jornal Folha de S. Paulo informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem o nome do novo ministro da Agricultura. É o deputado federal pelo Paraná Reinhold Stephanes (PMDB). O anúncio seria feito oficialmente hoje por Lula.
O presidente Lula pretende colher hoje o aval público do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues a Stephanes --ex-ministro da Previdência nos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso e de Fernando Collor de Mello, então no PRN.
A escolha de Stephanes ocorre depois desistência do deputado federal Odilio Balbinotti (PMDB) ao cargo no final de semana. O produtor de soja responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica.
A lista era composta por Stephanes, Waldemir Moka (MS), Fernando Diniz (MG), Valdir Colato (SC), Tadeu Felipelli (DF) e Eunício Oliveira (CE). Moacir Micheletto (PR) chegou a ser cogitado para integrar a lista, mas não foi levado pela cúpula do PMDB ao presidente Lula.
Em entrevista a Folha de Londrina, o deputado avaliou não ver dificuldades em comandar as políticas agrícolas do governo federal. ''Tenho um histórico na área da agricultura'', disse. Na década de 1970 ele trabalhou por 8 anos neste ministério, inclusive chefiando algumas secretarias nacionais. Além disso, entre 1979 e 1982, foi o secretário estadual da Agricultura do governo Ney Braga.
No último mandato de Requião, entre 2003 e 2006, o deputado exerceu as funções de secretário do Planejamento e da Administração.