A Assembléia Legislativa inaugurou nesta terça-feira as novas instalações do prédio administrativo. As reformas começaram no dia 23 de julho do ano passado e consumiram R$ 1,2 milhão. O presidente em exercício, Caíto Quintana (PMDB) disse que os recursos saíram inteiramente do orçamento da Casa (cerca de R$ 100 milhões em 2000).
Foi inaugurado também o espaço cultural anexo, com exposição do pintor paranaense Daniel Freire. Quintana disse ainda que as melhorias continuam, e a Assembléia vai passar a contar com uma sala de conferências. "Teremos ligação com o Congresso Nacional e posteriormente até com as Câmaras do interior"
As obras de reforma do prédio administrativo da Assembléia tiveram início em 23 de julho do ano passado, na gestão do então presidente Nelson Justus (PTB), que será homenageado na solenidade
Na primeira fase, as reformas começaram pelo plenário, localizado no prédio que faz a ligação entre o Centro Legislativo e o edifício que abriga os gabinetes dos deputados. No saguão principal do pavimento térreo recém reformado foi colocado um painel com o nome dos deputados que integram a atual Legislatura e um busto de Anibal Khury, morto em agosto de 1999.
No segundo andar foram reformados os gabinetes da presidência, vice-presidência e das secretarias que integram a mesa executiva, além da diretoria geral. Também no segundo pavimento foram construídas a nova capela e a sala de imprensa. Foram substituídas as instalações elétricas e hidráulicas, bem como o equipamento de prevenção contra incêndios.
Na próxima fase das reformas será instalada uma sala de conferência no terceiro andar, que servirá para a realização de debates entre as Assembléias Legislativas de todo País e o Congresso Nacional.