Eleitores paranaenses que deixaram de votar nas eleições de 1998 e do ano passado têm até a próxima sexta-feira para regularizar a situação. No interior do Estado, os faltosos poderão comparecer nos cartórios eleitorais localizados nos Fóruns de Justiça. Em Curitiba, o atendimento está centralizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na rua João Parolin, bairro Boqueirão.
De acordo com dados do TRE, o número de eleitores que devem acertar sua situação com a Justiça é de 178.171. Menos de 1% desse total compareceu desde o início do levantamento, iniciado no dia 20 de março. A suspeita é de que muitos eleitores sejam idosos que não tenham mais interesse em votar ou pessoas que já morreram. O município com maior índice de pessoas que deixaram de votar é Curitiba, o maior colégio eleitoral do Estado, com 53.356 faltosos. Em segundo lugar vem Maringá, com 10.083 eleitores e Londrina em terceiro com 7273.
O TRE lembra que o eleitor residente em município que teve dois turnos precisa prestar a atenção. Caso ele não tenha comparecido numa das votações, sua justificativa continua sendo obrigatória. Quem não comparecer corre o risco de ter o título de eleitor cancelado e ainda pagar multa de R$ 3,00 por cada eleição que deixou de comparecer. Ao se apresentar no cartório, o eleitor deve estar munido de carteira de identidade, título de eleitor e os comprovantes de votação ou a respectiva justificativa. Quem mudou de cidade pode pedir a transferência do título apresentando os mesmos documentos e um comprovante de residência.
A falta de título de eleitor e da prova de quitação eleitoral impede a concessão de passaporte, impossibilita a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e impede a posse em emprego público.
Para confirmar a inclusão ou não na lista dos ausentes, os eleitores podem acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. No endereço www.tse.gov.br está a relação. Para acessá-la, basta digitar o número do título eleitoral.
A pesquisa na página do Tribunal Regional Eleitoral paranaense é mais fácil. O site www.tre-pr.gov.pr traz a relação com os nomes em ordem alfabética. Quem não tiver acesso à internet, pode telefonar para o cartório eleitoral de seu município. Em Curitiba, as informações poderão ser obtidas no telefone do TRE, (041) 333-0824.