Política

Reajuste dos servidores federais será de 1,8% a 13,3%, diz governo

09 abr 2003 às 17:47

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão anunciou, nesta quarta-feira, que os salários dos servidores públicos federais terão um reajuste que varia de 1,81% a 13,23%, a partir de maio. De acordo com a nota divulgada pelo Ministério, 75% das servidores terão um aumento de 4% a 13,23%.

O reajuste vai beneficiar 828,7 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, que é incorporado à remuneração destes funcionários, aplicando sobre esse aumento todos os futuros reajustes salariais.


A idéia central, de acordo com a nota, foi conceder reajustes maiores aos servidores que tiveram menores aumentos nos últimos cinco anos e às categorias com menor remuneração do Poder Executivo. Ainda segundo a nota, esse reajuste faz parte da primeira fase da política de readequação salarial, cujo os passos seguintes serão negociados diretamente com os servidores na Mesa de Negociação Nacional Permanente.

Assim, os 801 mil servidores técnico-administrativos das instituições federais de ensino, da seguridade social e da Previdência Social serão beneficiados com uma oscilação salarial entre 4,12% para servidores de nível superior em final de carreira e 13,16% para servidores de serviço auxiliar em início de carreira. As demais categorias do Poder Executivo serão atingidas pela readequação de tabelas em percentuais que oscilarão entre o mínimo de 1,81% e o máximo de 13,23%.


Continue lendo