Política

Rafael Greca toma posse propondo 'reality show' na Prefeitura de Curitiba

01 jan 2017 às 18:54

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), disse neste domingo (1°), antes de prestar o juramento na Câmara Municipal (CMC), que abrirá as portas do Palácio 29 de Março, sede do Executivo, para a população. A ideia, segundo ele, é transmitir as principais ações da gestão pela internet. "Começa um Big Brother, onde a estrela sou eu", brincou.

O político do PMN voltou a prometer "um grande avanço na saúde, com o suprimento das farmácias curitibanas e, ao mesmo tempo, o acordo para pagamento instantâneo de todos os hospitais". "Vamos também materializar 200 leitos de retaguarda das Upas (Unidades de Pronto-atendimento) e 50 de UTI (Unidades de Terapia Intensiva)", prometeu.


Em discurso, ele defendeu ainda que o prefeito esteja "onde o povo está". "Nós iremos às Upas de madrugada, às escolas na hora de tomar lição e veremos se as professores fazem mesmo a hora-atividade (...) Não queremos mais uma notícia ruim a cada hora. Erga-se Curitiba, à altura da luz dos Pinhais".


O prefeito chegou em um ônibus híbrido, que funciona tanto com energia elétrica como com combustível, acompanhado da esposa, Margarita Sansone, do vice, Eduardo Pimentel (PSDB), e dos secretários. O veículo foi plotado na cor verde, simbolizando, segundo ele, a esperança. Uma das promessas de Greca é justamente renovar a frota do transporte coletivo.


Integrantes de uma escola de samba e de uma banda aguardavam a chegada da comitiva. Os músicos tocaram e cantaram trechos do hino da cidade. Rafael Greca conversou com a imprensa quando desceu do coletivo, mas não subiu as escadas da CMC. Foi levado de carro a uma entrada acessível, que fica nos fundos do prédio. No dia anterior, ele teve um mal súbito e precisou passar por exames em um hospital. "Tive que tirar uma fotografia do meu coração para me deixarem tomar posse".


A solenidade na Câmara começou perto das 17 horas, com 50 minutos de atraso. Mais cedo, às 14 horas, tomaram posse os 38 vereadores eleitos da cidade. A protetora de animais Fabiane Rosa (PSDC), que assume pela primeira vez uma cadeira no Legislativo, chamou a atenção ao entrar no plenário acompanhada de um cachorro.


Ao contrário dos mandatos anteriores, em que os chefes do Executivo saíam da CMC e iam direto à prefeitura, no Centro Cívico, Greca optou por marcar uma cerimônia festiva para as 18 horas, no Memorial de Curitiba, que fica no Largo da Ordem. Ao invés de champanhe, os convidados fariam um brinde com gengibirra, refrigerante tradicional da cidade. O gestor garantiu que não haveria gasto de dinheiro público.

Do mandato que se encerra apenas a vice-prefeita, Mirian Gonçalves (PT), esteve na CMC. Gustavo Fruet (PDT), que deixa o cargo após quatro anos, decidiu não comparecer a nenhum dos eventos. Derrotado ainda no primeiro turno, o pedetista assinou o livro de transmissão antes e o enviou à equipe do sucessor, para cumprimento dos protocolos. Os dois políticos vêm trocando farpas e acusações desde a campanha eleitoral.


Continue lendo