Política

PTB terá novo líder na Assembléia Legislativa

19 jun 2001 às 10:27

A bancada do PTB na Assembléia Legislativa, formada por nove deputados, vai trocar de líder. O atual ocupante do cargo, Algaci Túlio, está sendo retirado da função pelos correligionários e deve ser substituído por Carlos Simões - que ontem não quis comentar o assunto com a imprensa. A mudança deverá ser oficializada em reunião nos próximos dias. Os deputados estão assinado uma lista para indicar o nome de Simões. Ele já avisou o líder do governo, Durval Amaral (PFL), que será o novo responsável pela bancada.

Túlio - que não quer sair do PTB - diz que sua saída está sendo articulada a pedido do Palácio Iguaçu. Seria uma represália por ele se posicionar contra o governo e principalmente por criticar a venda da Copel, considerado hoje o projeto de maior interesse do governador Jaime Lerner (PFL). Túlio acredita que vai perder espaço nas comissões permanentes e nas CPIs. Ele é relator da CPI da Telefonia, suspensa ontem por determinação da Justiça.


Na quarta-feira passada, Túlio e Simões tiveram uma discussão em plenário por causa do delegado Mário Sérgio Bradock. Túlio não acredita que esse seja o motivo para retirá-lo do partido. "Foi só o estopim", avaliou. O deputado Ricardo Chab (PTB) defende que ele seja substituído depois do recesso, em agosto. Já o presidente da Casa, Hermas Brandão (PTB) defende que Túlio renuncie antes.

O secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, negou que o Palácio Iguaçu esteja por trás da articulação para retirar Túlio da liderança. "É um problema interno da bancada. Não ficamos contentes com sua atual posição, mas não trabalhamos contra ele".


Continue lendo