Política

PT conquista 6 capitais no 1º turno

04 out 2004 às 10:13

O PT entrará no segundo turno como a sigla que mais conquistou capitais no primeiro turno das eleições municipais. No total, foram seis: Aracaju (SE), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) - as duas últimas são o terceiro e o sétimo maiores colégios eleitorais do país, respectivamente. Além disso, o partido saiu na frente em Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Porto Velho (RO).

É provável que o PT ultrapassará a marca de oito capitais que detém atualmente, além das três onde lidera, concorre em mais seis. No entanto, um fantasma ronda o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a possível derrota de Marta Suplicy em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País.


Em São Paulo, José Serra (PSDB) abriu vantagem de mais de sete pontos percentuais sobre a petista (43,53% a 35,85%) e tornou ainda mais difícil uma reviravolta do pleito no segundo turno. A derrota na capital paulista, para além da perda de poder no Estado, teria como efeito colateral um enorme enfraquecimento na eleição presidencial de 2006.


As vitórias do PT

Fernando Pimentel (68,49%) venceu em Belo Horizonte; Marcelo Deda (71%), em Aracaju; João Paulo (56,05%), em Recife; Raul Filho (64,46%), em Palmas; João Henrique (41,50%), em Macapá; Raimundo Angelim (49,50%), em Rio Branco; Porto Velho; Roberto Sobrinho (32,03%), em Rio Branco.


Continue lendo