O Partido Socialista Brasileiro (PSB) marcou para o próximo dia 23 a convenção da legenda em Londrina. Na reunião, será anunciado o candidato do partido para a disputa da Prefeitura de Londrina e os interessados em concorrer a uma das 19 vagas da Câmara de Vereadores. O encontro será realizado, a partir das 14h, no Thomasi Hotel.
O PSB, que apoiou o então candidato Homero Barbosa Neto (PDT) nas eleições municipais de 2008, estuda a possibilidade de encabeçar uma chapa no pleito deste ano. Apesar da pretensão, nenhum filiado colocou, até agora, o seu nome à disposição da legenda na cidade.
A hipótese de que o PSB apoie novamente Barbosa é quase nula. O partido 'abandonou' o governo municipal em maio deste ano, após a prisão de cinco aliados do prefeito, acusados de tentar subornar o vereador Amauri Cardoso (PSB). O parlamentar Jairo Tamura (PSB), que, na época, era líder de Barbosa na Câmara, foi advertido pelo partido e obrigado a deixar a função no Legislativo.
Além do PSB, o PTB, PSC, PMN e PPS, que também fizeram parte da coligação de Barbosa em 2008, já deixaram a atual administração. O Partido Trabalhista Brasileiro, dos vereadores Rony Alves e Ivo de Bassi, faz oposição ao Executivo na Câmara atualmente. O PSC, do vice-prefeito José Joaquim Ribeiro, rompeu com o Executivo após desentendimentos.
O PMN, do ex-secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, foi responsável por apresentar ofício na Câmara que culminou na abertura da chamada Comissão Processante da Centronic. E o PPS, por fim, cogita a possibilidade de lançar o nome do ex-vereador e médico Tercílio Turini para concorrer à prefeitura.