Alvaro Dias (PDT):
Para o setor industrial, Alvaro Dias aposta nas exportações. O candidato promete organizar os agricultores em cooperativas e associações para impulsionar a industrialização e dobrar as exportações até o final de sua administração. Dias ainda diz que vai instituir um Banco do Emprego e da Produção e acredita que a medida irá diminuir o índice de desemprego do Estado.
Roberto Requião (PDMB):
Roberto Requião promete incentivos para as micro e pequenas empresas: isenção de todos os impostos e a retomada dos programas de financiamento com juros subsidiados. Além disso, o candidato afirma que irá implantar o Programa Primeiro Emprego para facilitar o ingresso ao mercado de trabalho. Requião também aposta na agroindustrialização e promete a garantia de preço mínimo aos cultivos estratégicos e fundamentais para o desenvolvimento das diversas regiões do Estado.
Padre Roque (PT):
Padre Roque quer dar continuidade ao processo de industrialização, criar condições para que as cooperativas agrícolas invistam na agroindustrialização e implantar o Selo Paraná, com premiações para os melhores produtos. O petista é o único que cita a reforma agrária como maneira de combater o desemprego, através do desenvolvimento da agricultura em assentamentos rurais.
Beto Richa (PSDB):
Richa aposta na industrialização do Estado, principalmente rumo ao interior, para a geração de empregos. O candidato quer implantar o programa Primeiro Empreendedor, voltado para o estudante que está deixando a universidade, com incentivos para a abertura de novos negócios. A ampliação do programa Fábrica do Agricultor pretende fomentar a agroindústria no Estado.
Rubens Bueno (PPS):
Rubens Bueno quer estimular o agronegócio, com a criação de complexos de soja-milho, mandioca, algodão e fruticultura. Com a melhoria da renda do produtor, Bueno pretende estimular os setores de comércio e serviços.
Giovani Gionédis (PSC):
Gionédis pretende diminuir os impostos para as empresas que gerarem maior número de empregos. O programa Micropolo Industrial tem como principal objetivo fomentar o crescimento da indústria de transformação, de acordo com a vocação econômica de cada região. O candidato também quer modernizar o setor do agronegócio e apoiar a produção específica de cada região do Estado para aumentar as exportações.