Os deputados estaduais Élio Rusch (DEM) e Stephanes Junior (PMDB) apresentaram ontem (26) um projeto de lei que proíbe, no Paraná, a divulgação de pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos durante o período de campanha eleitoral. A divulgação ficaria vedada em órgãos de imprensa e em qualquer tipo de propaganda política.
Conforme o projeto, o período da proibição seria entre a data limite de registro dos candidatos até o horário final no dia da votação.
Os deputados justificam o projeto com o argumento de que a lei impediria que as pesquisas influenciem a escolha do eleitor. ‘Está ocorrendo há algum tempo uma verdadeira farra de pesquisas. Colocam insistentemente que determinado candidato vence a eleição, mas não conhecemos a metodologia destas pesquisas, o que levou o Ministério Público do Paraná proibir a divulgação de várias pesquisas pela falta de metodologia adequada.’
Segundo Rusch, o resultado das eleições mostrou que os institutos de pesquisa, no Paraná, ‘erraram feio’, principalmente em relação à corrida ao Senado. ‘As pesquisas vão poder ser usadas internamente pelos partidos e coligações para orientar as campanhas. Mas elas não podem influenciar o eleitor a optar pelo candidato melhor colocado’, afirmou Rusch. Ele nega que a medida tenha caráter de censura. O projeto segue para apreciação nas comissões da Casa.