A primeira vereadora de Londrina, Armanda Sabino Lopes, será homenageada na sessão desta terça-feira (07) da Câmara de Vereadores de Londrina. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
A professora Armanda Lopes, 80 anos, que comemora o cinqüentenário da sua eleição, foi eleita suplente para a terceira legislatura (12/12/1955 a 11/12/1959) em outubro de 1955, alcançando 273 votos pela coligação de partidos PSD-PR. Armanda Lopes assumiu a cadeira na Câmara de Vereadores em dezembro de 1958, ocupando a vaga do titular à época, Renato Loures Bueno, eleito deputado estadual.
A iniciativa da homenagem foi da vereadora Maria Angela Santini (PT), responsável pela inclusão, no calendário anual do Legislativo, da comemoração oficial do Dia Internacional da Mulher.
Na classificação geral, que analisa a presença feminina nas câmaras de 187 países até o final de 2005, o Brasil fica em 107º lugar, já considerados os resultados de eleições realizadas no ano passado em 39 países.
Em Londrina, a situação não é diferente. Desde a instalação da Câmara Pioneira em fevereiro de 1936 até 2006, ou seja, nos últimos setenta anos, foram eleitas apenas oito mulheres para o Legislativo Londrinense.
Além de Armanda foram eleitas Vera Esperança Manella Cordeiro, Iracema de Mello Mangoni, Lygia Lumina Pupatto, Elza Pereira Correia, Márcia Lopes, Sandra Graça e Maria Angela Santini.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores de Londrina