Política

Presidente da CMTU é convocado para falar sobre lixo

19 ago 2013 às 18:54

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas, foi convocado pela Câmara de Vereadores de Londrina para prestar esclarecimentos sobre o recolhimento e tratamento de lixo orgânico e reciclável na cidade. O diretor de operações da companhia, Gilmar Domingues Pereira, também foi convocado para falar sobre o assunto na sessão desta terça (20).

Segundo o presidente da Comissão do Meio Ambiente, vereador Mário Takahashi (PV), a convocação foi motivada por declarações da diretoria da CMTU de que o órgão não forneceria mais informações por telefone, mas apenas por meio de requerimentos ou pedidos de informações por escrito. "Diante desta decisão, nos restou esse instrumento de convocação para que possamos obter as informações sobre os vários problemas que estão ocorrendo com o lixo na cidade".


Os vereadores também querem saber como anda o processo de implantação do "Programa Lixo Zero" lançado em maio deste ano, e conhecer a real situação do despejo de chorume no aterro sanitário, já desativado.


Outro aspecto que está sendo questionado pelos vereadores se refere ao processo de locação pela CMTU dos caminhões que estão realizando a coleta do lixo em Londrina. Os vereadores querem obter detalhes dos contratos de locação, e se além do aluguel a CMTU também arca com as despesas da manutenção dos caminhões. Os parlamentares também pretendem questionar se a lavagem dos caminhões respeita as regras ambientais.

Mario Takahashi lembra ainda que a Comissão do Meio Ambiente da Câmara foi informada que a CMTU não tem condições de fazer a remoção de entulhos na região Norte da cidade, em resposta a um requerimento do vereador Junior Santos Rosa (PSC). "A CMTU respondeu para o vereador (Junior) que não poderia recolher o entulho porque não teria onde depositá-lo. Se a Companhia que cuida do lixo está nesta condição, como fica o cidadão comum?", questionou Takahashi.


Continue lendo