Após uma reunião nesta terça com o presidente em exercício, José Alencar, o presidente do governo Basco, Juan José Ibarretxe, ressaltou que "só um mundo mais justo será um mundo mais seguro" e que, por isso, o combate à pobreza deve ser uma prioridade em todos os países.
"Eu expressei o reconhecimento do povo basco ao trabalho que o Brasil está desenvolvendo, com o combate à pobreza no primeiro lugar da agenda política, econômica e social", afirmou.
Durante a reunião, Alencar e Ibarretxe conversaram, ainda, sobre as possibilidades de ampliação das relações econômicas e comerciais entre o povo basco e o Brasil.
Ibarretxe disse que hoje as exportações do país Basco para o Brasil já são significativas e que o comércio tende a se intensificar. Segundo ele, além das relações econômicas, o povo basco pretende ampliar as relações políticas e de solidariedade com o Brasil.
"O povo basco é solidário e sente orgulho dos programas de cooperação que temos com o Brasil, principalmente na área de pesca. Incorporando nossas experiências, esperamos que a vida dos pescadores no Brasil seja melhor e que este setor, que sempre foi tão castigado pelo mercado internacional, possa ter um futuro melhor", disse.
Fonte: Agência Brasil