O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná cassou o mandato do prefeito de Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba), Aldnei Siqueira (PSD) em decisão divulgada nesta sexta-feira (14). O comitê eleitoral de Siqueira é acusado de captação e gastos ilícitos durante a campanha de 2012, prática conhecida como "caixa dois".
Além da cassação, a sentença afirma que Siqueira e o vice, Antônio Giordano, ainda ficam inelegíveis por uma período de oito anos.
Segundo a decisão da juíza Inês Zarpello, foram encontradas irregularidades que superam o valor de R$ 320 mil após análise das contas apresentadas. O documento cita toda arrecadação e gastos do comitê, entre eles, a suposta utilização de 14 mil litros de combustível em dois dias durante a campanha eleitoral, considerada "impossível" pela juíza.
"Não há de que se falar em insignificância da conduta, posto que as irregularidades atingem quase 50% dos valores arrecadados, o que torna grave as circunstâncias da eleição, evidenciando-se a existência do já conhecido e propalado caixa dois", ressalta a sentença.
Com esta decisão, a coligação Tamandaré Seguindo em Frente protocolou no cartório eleitoral o pedido de diplomação e posse imediata do segundo colocado na eleição, Gerson Colodel, e de seu vice, Walter Purkote.