O Tribunal de Justiça do Paraná expediu esta semana a ordem de afastamento do prefeito de Carambeí (25 km ao norte de Ponta Grossa), Alci Pedroso de Oliveira (PSDB). A decisão havia sido tomada pelo TJ em dezembro, mas faltava expedir a carta-ordem para que o afastamento fosse efetivado. Até o final da tarde desta sexta-feira, o documento ainda não havia chegado ao Fórum de Castro, comarca a que pertence Carambeí.
O afastamento de Oliveira é em decorrência de um pedido feito pelo Ministério Público, que o acusa de usar recursos públicos para se autopromover. Em junho de 99 ele teria veiculado pela TV Esplanada propaganda mostrando as obras de sua administração. No final do anúncio constava a frase ''É a administração Alci Pedroso transformando Carambeí''.
Pedroso também mandou imprimir carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 1999 com sua fotografia e determinou que durante os anos de 98 e 99 seu nome constasse nas placas de identificação de obras municipais.
O TJ também determinou que a presidente da Câmara de Carambeí, Norma Rodrigues (PSDB) convoque reunião extraordinária para dar posse ao vice-prefeito, Nelson Criste.