Política

Polícia Federal investiga caixa 2 em Londrina

03 ago 2002 às 16:22

O delegado da Polícia Federal em Londrina, Sandro Roberto Viana dos Santos, acredita que existiu um caixa 2 na campanha do deputado estadual Antonio Carlos Salles Belinati (PSL), em 98. Pela prestação de contas encaminhada no final de junho pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas que somente chegou as mãos do delegado na semana passada, Antonio Carlos teria utilizado na campanha a deputado, R$ 185 mil.

''Como se fosse o caso que está acontecendo em Curitiba, do Cassio Taniguchi (PFL). Ou seja, prestação de contas em um valor e teria sido gasto um valor muito maior. Praticamente fatos similares, justamente um caixa 2'', afirmou o delegado que preside o inquérito instaurado em janeiro, para apurar crime eleitoral por abuso de poder econômico.


O deputado não quis comentar os valores gastos em sua campanha. ''Em uma campanha existem pessoas responsáveis por cada tipo de atividade. Nem tudo cabe ao candidato. A minha função é sair a campo e conseguir apoio para minha candidatura. Essas questões coloco nas mãos dos meus advogados'', disse Antonio Carlos.


Na prestação de contas da campanha do deputado, constam 27 doações de pessoas físicas e jurídicas, dentre elas diversos secretários da Prefeitura de Londrina, da gestão de Antonio Belinati (sem partido), pai de Antonio Carlos. A maioria desses secretários foram citados nas ações civis públicas ajuizadas pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, por envolvimento no desvio de pelo menos R$ 20 milhões dos cofres públicos municipais.


*Leia mais na edição de domingo da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo