Política

Plenário deve decidir sobre contas de Lerner

16 mai 2001 às 20:40

O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PTB) disse que não é contra o encaminhamento das prestações de contas do governador Jaime Lerner (PFL) ao Ministério Público. No entanto, Brandão ressaltou que a decisão cabe ao plenário.

O deputado Neivo Beraldin (PSDB) pediu para analisar as contas do governador ainda não apreciadas pelo Legislativo e contratou uma auditoria independente. O auditor detectou indícios de irregularidades nas contas de 1998, ano da reeleição do governador. O tucano analisa agora, a possibilidade de pedir encaminhamento ao MP.


O deputado afirma que o parecer do Tribunal de Contas (TC) faz "ressalvas", mas recomenda que a Assembléia aprove as contas. Beraldin defende que todas as contas públicas sejam submetidas a auditorias independentes.


O tucano promete para a próxima semana detalhes de outros anos. Beraldin critica os altos gastos com publicidade. Em 98, foram consumidos R$ 134 milhões com propaganda. "Com esse dinheiro dava para acabar com a miséria no Paraná", criticou o deputado. A cifra equivale a R$ 11 milhões por mês. "Esse dinheiro poderia ter sido usado para construir creches, hospitais, ou investido na Educação".


O Palácio Iguaçu defende que não há problemas nas prestações de contas. O chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, disse que o governador sempre agiu corretamente e não tem nada a temer.

Os requerimentos propostos pelo tucano não foram votados nesta quarta-feira. Ele quer receber mais informações do TC e do governo. Segundo ele, deve ser aprovado apenas o requerimento endereçado ao TC.


Continue lendo