O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, informou nesta quarta-feira, durante a assinatura do termo de adesão do estado do Rio, ao Plano Nacional de Segurança Pública que o governo federal pretende concluir a implantação do plano, em todo o país, nos próximos dois meses.
Bastos disse que já assinaram o termo de adesão os estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No próximo dia 29, o governo de São Paulo assina o termo de adesão ao plano. Em seguida, virão os estados das regiões Norte e Nordeste.
No Rio, a solenidade de assinatura do termo de adesão foi realizada no Palácio Guanabara. Pelo governo federal, firmaram o documento o ministro Márcio Thomaz Bastos e o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, e pelo governo estadual, a governadora Rosinha Matheus e o secretário estadual de Segurança, Anthony Garotinho.
Na ocasião, o ministro da Justiça anunciou a criação do Gabinete de Gestão Integrada, que viabilizará na prática a ação conjunta de combate à criminalidade por parte das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, além de todas as instituições ligadas à segurança dos dois governos.