A primeira pesquisa Ibope Opinião Pública, encomendada pela Rádio Emissora Paranaense dá vitória ao candidato à reeleição para governador, Roberto Requião (PMDB) com 52%, caso fossem considerados apenas os votos válidos.
Em seguida, segundo a pesquisa, vem Osmar Dias (PDT), com 24%, Rubens Bueno (PPS), 7%, Flávio Arns (PT), com 3%, seguido de Ana Lúcia Pires (PRTB), com 1%. Os demais candidatos não chegaram a obter 1%.
Foram ouvidos 2 mil eleitores entre os dias 20 e 25 de julho. A pesquisa seria divulgada no domingo (06), mas foi impugnada por uma liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) às 18 horas de sábado (05) a pedido da Coligação Paraná Forte (PMDB-PSDB-PSC), composta por Roberto Requião e Hermas Brandão.
De acordo com a assessoria jurídica da campanha à reeleição de Roberto Requião, houve falhas na apuração dos dados da pesquisa. Outro erro, de acordo com a coligação, foi que o plano amostral da pesquisa (cidades envolvidas na entrevista) não foi usado na ponderação dos resultados.
Porém, o Ibope recorreu da decisão e o juiz auxiliar Renato Lopes de Paiva liberou a publicação.
Apesar de liderar a pesquisa de intenção de votos, o governador é campeão de rejeição, aponta a pesquisa. Dezessete por cento dos entrevistados informaram que não votariam de jeito nenhum em Requião. Outros 14% responderam que poderiam votar em todos os candidatos ao governo e 40% não opinaram. Ana Lúcia Pires tem o segundo maior índice de rejeição, com 9%. Osmar Dias, Rubens Bueno, Flávio Arns e Luiz Adão vêm em seguida, com 8%.
>>Leia repercussão da pesquisa com os candidatos na Folha de Londrina desta terça-feira