Os partidos políticos realizam até este sábado (30), as convenções que devem decidir as coligações e os candidatos a vice-prefeito para as eleições municipais deste ano. Segundo informações da rádio Paiquerê AM, até este momento, seis, dos nove pré-candidatos confirmaram a candidatura a prefeito. São eles: Barbosa Neto (PDT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Márcia Lopes (PT), Marcelo Belinati (PP), Alexandre Kireeff (PSD) e Valmor Venturini (PSOL).
O PRB e o PV ainda não confirmaram se vão se aliar a algum partido ou se manterão as candidaturas de Marcão Kareca e Marcos Colli, respectivamente. O PPS, que tinha como pré-candidato Tercílio Turini se aliou ao PT para indicar um candidato a vice-prefeito para a chapa. Já o PSDB, que pretendia lançar como candidato Junker Grassioto, fechou coligação com o PP, de Marcelo Belinati e também indicou um candidato a vice-prefeito.
O nome do engenheiro Junker Grassioto, que já era dado como certo como candidato a vice na chapa de Marcelo Belinati, só foi confirmado na manhã deste sábado, já que o vereador Amauri Cardoso (PSDB), responsável por denunciar ao Ministério Público (MP) um esquema de propina envolvendo o ex-secretário Marco Cito, manifestou interesse em integrar a chapa do pepista.
Outro partido que vai apoiar a candidatura de Belinati é o PTB. O Partido Trabalhista Brasileiro anunciou a decisão no início da tarde. Segundo o presidente estadual do partido, Alex Canziani, o apoio ao PP pode ser interessante à cidade de Londrina. "Temos um compromisso com o Marcelo: transformar a educação de Londrina numa referência nacional".
Nesta manhã a candidata do PT, Márcia Lopes, concedeu entrevista coletiva para anunciar o nome de Thiago Turini, filho de Tercílio, como candidato a vice prefeito de sua chapa. Os partidos tem até o dia 5 de julho para registrar as candidaturas. (Com informações da Paiquerê)
(Atualizado às 13h06)