O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) passou a receber a pensão vitalícia de R$ 24 mil por mês, benefício previsto na Constituição. Ele é o nono beneficiado pela lei. O Paraná é um dos estados recordistas em número de aposentadorias para ex-governadores.
De acordo com reportagem do site da Folha de São Paulo, o senador Alvaro Dias (PSDB), que havia requerido aposentadoria retroativa dos últimos cinco anos, teve o pedido negado pelo Procuradoria-Geral do Estado. Esse pagamento chegaria a R$ 1,4 milhão. No final de janeiro, a Procuradoria também havia suspendido o pagamento da pensão vitalícia para o senador (com informações site da Folha).
ERRAMOS
Ao contrário do que o Portal Bonde havia relatado anteriormente, não são dez ex-governadores beneficiados pela pensão no Paraná. Alvaro Dias teve o benefício suspenso no final de janeiro. O parecer foi divulgado no dia 28. A alegação é que o mandato do tucano havia terminado há mais de 20 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Previdência (atualizado às 19h04).