O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, admitiu que pode deixar o cargo em breve. A afirmação é do jornal Folha de S.Paulo, que cogita a possibilidade do ministro ser substituído já nesta segunda-feira (27).
A única solução para que Palocci se mantenha no cargo seria um desfecho favorável para a suspeita de que a violação da conta bancária do caseiro Francenildo dos Santos Costa teve envolvimento da assessoria do Ministério da Fazenda.
A cúpula do governo Lula acredita que, a cada dia que passa sem que essa situação não tenha solução, o presidente esteja se desgastando cada vez mais. Por esse motivo, a saída de Palocci o quanto antes ganha força entre os aliados de Lula.
O nome do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, é até agora o mais forte para substituir Palocci.
Os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), o líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), e o secretário-executivo da Fazenda, Murilo Portugal, são nomes que "correm por fora" na lista de sucessores do ministro da Fazenda.