Política

Oposição assume o poder na Assembléia do Paraná

10 jan 2001 às 17:53

O deputado Caíto Quintana (PMDB) foi empossado hoje presidente da Assembléia Legislativa. Com isso, a oposição passa a comandar a Casa até que o presidente eleito, Hermas Brandão (PTB), assuma o gabinete da presidência no início dos trabalhos, no dia 15 de fevereiro.

Quintana ocupava o cargo de 1º vice-presidente, e assumiu a presidência no lugar de Nelson Justus (PTB), que a partir da próxima segunda-feira estará dando expediente na Secretaria dos Transportes.


Quintana não espera problemas de relacionamento com o Palácio Iguaçu, e avisou que a relação com o Poder Executivo será puramente "institucional, de poder para poder". "O que o Executivo nos solicitar será cumprido no prazo", resumiu. O deputado disse que, pelo menos por enquanto, não há encontro marcado entre ele e o governador Jaime Lerner (PFL). Quintana descartou ainda a possibilidade de sessões extraordinárias durante o recesso.


O deputado Orlando Pessuti (PMDB), líder da bancada de oposição, disse que durante a breve gestão de Quintana os deputados vão buscar agilizar o recebimento de alguns pedidos de informações feitos pela Assembléia, relativos à Copel e aos Jogos Mundiais da Natureza.


Segundo Pessuti, a privatização de estatais como a Copel e Banestado é um erro. "Que saldo o governador vai deixar no final do mandato? Uma dívida dez vezes maior, estatais a menos e rodovias pedagiadas?". Pessuti comentou que a dívida no Paraná aumentou de R$ 1,4 bilhão para R$ 14 bilhões durante a gestão de Lerner.

Leia mais em reportagem de MAria Duarte, na Folha do Paraná desta quinta-feira


Continue lendo