Representantes do Observatório de Gestão Pública de Londrina estiveram ontem na sessão da Câmara de Vereadores para divulgar os resultados dos relatórios referentes ao primeiro trimestre de 2010. Entre os apontamentos, estão quatro pareceres de licitações consideradas irregulares que já foram encaminhados tanto à Prefeitura quanto ao Ministério Público.
A primeira irregularidade apontada é a dispensa de licitação para contratação de empresa terceirizada para serviços de higienização, limpeza e copa dos prédios públicos municipais. De acordo a entidade, o município teria alegado dispensa por não ter finalizado o levantamento de metragem da área objeto de limpeza. Contudo, a licitação foi realizada sem o tal levantamento.
A segunda irregularidade seria com relação a carta convite para contratação de um empresa de publicidade na comemoração dos 75 anos de Londrina. O edital teria sido publicado com um dia de intervalo a abertura do processo, sendo que apenas uma proposta foi apresentada para a homologação do resultado.
Ainda de acordo com o estudo, houve também dispensa de licitação para contratação de empresa na realização do concurso da Guarda Municipal. Já o último apontamento faz referência à pavimentação asfáltica, em que foram apuradas possíveis irregularidades na convocação das empresas. Na ocasião, quatro empresas participaram do certame em que cada uma ficou com dois lotes, com desconto muito pequeno entre as concorrências.
O presidente do Observatário, Waldomiro Grade, destacou a importância e necessidade de revisão da cultura administrativa. ''A eficiência dos gastos públicos vai permitir que mais obras sejam realizadas com os poucos recursos existentes. Se o prefeito quer fazer um bom trabalho político, ele tem que ter um bom trabalho administrativo. O trabalho da entidade é sempre de colaborar nesse sentido, monitorando as compras de órgãos públicos.''