Política

Novo TAC pode evitar derramamento de 'santinhos' em Londrina

15 set 2014 às 17:06

A promotora de Defesa do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, começou a levantar os nomes de londrinenses que disputam cargos nas eleições deste ano. Ela pretende firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com eles para evitar que a cidade fique suja no dia 5 de outubro, quando o brasileiro volta às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais. "Também quero fechar acordo com as coligações dos candidatos a governador e presidente", acrescentou Solange em entrevista à rádio CBN Londrina.

A promotora realizou iniciativa semelhante nas eleições de 2012, quando firmou TAC com 130 candidatos a vereador e dois dos seis postulantes a prefeito. "Conseguimos evitar o derramamento de santinhos. A Justiça Eleitoral registrou apenas alguns casos e o acordo tornou-se referência para outras cidades do país", lembrou Solange.


Ela lembrou que a sujeira nas ruas rende multa pesada aos candidatos. Nas eleições de 2012, algumas coligações chegaram a pagar R$ 150 mil em infrações.

O Ministério Público (MP) pretende firmar o TAC com os candidatos até o final deste mês.


Continue lendo