O novo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, toma posse nesta segunda-feira, em cerimônia marcada para as 11 horas na sede do porto de Paranaguá. Ele entra em substituição a Airton Maron, cuja demissão foi anunciada nesta sexta-feira, 16.
O Palácio Iguaçu limitou-se a dizer que a exoneração do superintendente ocorreu por motivos "técnicos", mas em Paranaguá corre a notícia de que o "desligamento" de Maron tem a ver com "inabilidade política".
Segundo o site Vanguarda Política, a saída de Maron já estava decidida desde o final do ano passado. Engenheiro do quadro de carreira do Porto, o problema teria sido a falta de afinidade entre Maron e o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, irmão do governador Beto Richa (PSDB). O governador teria concluído que Maron não se esforçou o suficiente para melhorar a comunicação com o secretário da Infraestrutura, segundo Vanguarda.
No site do Porto, as declarações de Beto e Pepe Richa confirmam essa versão. "O objetivo desta mudança é acelerar os investimento e os projetos de modernização do Porto de Paranaguá. Vencemos a primeira etapa, com excelentes números no ano passado, mas queremos impor um ritmo ainda mais acelerado de mudanças", diz o governador. Já o secretário Pepe diz: "Estamos aproveitando um profissional com muita experiência para impor um ritmo mais acelerado aos projetos. Queremos ter o quanto antes, um porto mais moderno e mais ágil".
Dividino, 48 anos, e com 24 anos de atuação na área portuária, é atualmente diretor-presidente do terminal portuário privado da Ponta do Félix, em Antonina. Ele também foi diretor comercial do Porto durante o governo Jaime Lerner e permaneceu na função durante o início do governo Requião.